Câmara Municipal de Colombo
Sistema de Tramitação Legislativa
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 6/2026
Autor: Abelardo Gomes (Pastor Abelardo Gomes)
Protocolo: 24868
Data: 04/08/2026
Hora: 16:10:12
Ementa
Concede Título de Cidadão Honorário do Município de Colombo ao Senhor Alcione Luiz Giaretton.
Artigos
Art. 1º. Fica concedido o Título de Cidadão Honorário de Colombo ao Senhor Senhor Alcione Luiz Giaretton, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município de Colombo.

Art.2º. Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Justificativa
Alcione Luiz Giaretton, natural de Ronda Alta, no Paraná, é licenciado em Filosofia, História e Psicopedagogia. Professor da Rede Estadual de Ensino do Paraná desde 1989, construiu uma trajetória de mais de três décadas dedicadas à educação, à gestão pública e à formação de educadores.
Ao longo de sua carreira, participou da fundação do Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo e atuou em diversas instituições de ensino da região, entre elas o Colégio Ágape, onde exerceu a função de professor de Matemática e vice-diretor por 17 anos, além dos colégios Lacerda Braga, João Ribeiro de Camargo e Monza, atualmente Colégio Estadual Helena Kolody.
Na educação superior, foi diretor acadêmico e administrativo da FAEC, promovendo a reorganização institucional, a ampliação dos cursos ofertados e o crescimento expressivo do número de estudantes.
Na gestão pública, exerceu funções de destaque como Chefe do Núcleo Regional de Educação da Região Metropolitana Norte, diretor da Fundepar, Secretário Municipal de Educação de Colombo em diferentes períodos e, atualmente, Secretário Municipal de Governo, Trânsito e Ordem Pública.
Como Secretário Municipal de Educação, idealizou e coordenou o Programa Bem Mais Educação, responsável por importantes avanços na rede municipal, entre eles:
• Realização de 85 obras na área da educação, entre reformas, ampliações e novas construções;
• Implantação do ensino de Inglês em todas as séries da rede municipal;
• Inclusão da Educação Financeira no currículo;
• Criação do Núcleo de Educação Especial;
• Fortalecimento da formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos.
Além da atuação na educação e na administração pública, é escritor e palestrante. Possui 19 livros publicados, com mais de um milhão de exemplares vendidos, ministrando palestras em todo o Brasil sobre gestão escolar, liderança, educação e desenvolvimento humano.
Trajetória Profissional
1989 – Ingresso na Rede Estadual de Ensino do Paraná, após aprovação em concurso público, iniciando a carreira como professor.
2000 – Participação na fundação do Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo, contribuindo para sua organização pedagógica e administrativa, e diretor por 17 anos.
2000 a 2017 – Foi professor de Matemática no Colégio Ágape, onde também exerceu a função de vice-diretor2009 a 2011 – Diretor Acadêmico e Administrativo da FAEC, promovendo a reestruturação institucional e ampliando significativamente o número de alunos.
2011 a 2012 – Secretário Municipal de Educação de Colombo, desenvolvendo programas voltados ao fortalecimento da educação pública.
2014 - Lançou 14 livros.
2017- Assumiu a direção do Colégio Atual.
2018 – Lançou mais cinco livros, totalizando 19 livros.
2019 – Chefe do Núcleo Regional de Educação, coordenando as ações pedagógicas e administrativas de 14 municípios da Região Metropolitana Norte.
2021 a 2024 – Exerceu o cargo de vice-prefeito do município de Colombo (PR). No mesmo período, retornou à Secretaria Municipal de Educação, implementando o Programa Bem Mais Educação e conduzindo importantes investimentos e inovações na rede municipal de ensino.
2025 – Assume a Secretaria Municipal de Governo, Trânsito e Ordem Pública, fortalecendo a integração das áreas estratégicas da administração municipal.
2026 – Assume a Secretaria Municipal de Obras e Viação, ampliando sua contribuição à administração pública por meio da coordenação de obras estruturantes, da valorização da infraestrutura urbana e rural e da implementação de ações voltadas ao desenvolvimento do município.
Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a educação, pela dedicação ao serviço público e pela relevante contribuição ao desenvolvimento de Colombo. Ao longo de sua carreira, exerceu funções de destaque na gestão educacional e administrativa do município e, atualmente, à frente da Secretaria Municipal de Obras e Viação, dá continuidade ao trabalho de fortalecimento da infraestrutura urbana e rural, promovendo obras, melhorias na mobilidade e investimentos que impactam diretamente a qualidade de vida da população. Esse conjunto de realizações justifica plenamente a concessão do Título de Cidadão Honorário, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município e à sua comunidade.
Download do Projeto
ProjDecLeg 6-2026.pdf
Tramitação
04/08/2026

Protocolado

08/09/2026

Divulgado em Sessão Ordinária.

14/09/2026

Recebido pela Comissão de Constituição e Justiça e enviado para parecer jurídico.

Documentos do Projeto


Anexos